Brasileiros vindos da China são avaliados por equipe médica e interagem durante voo; fotos

Brasileiros vindos da China são avaliados por equipe médica e interagem durante voo; fotos


Elas saíram na sexta-feira de Wuhan – epicentro do surto de contaminação pelo coronavírus – e devem chegar na madrugada deste domingo em Anápolis, onde ficarão em quarentena na base aérea. Brasileiros vindos da China são avaliados por equipe médica e interagem durante voo
Reprodução/Instagram
Brasileiros que viajam da China para Anápolis, a 55km de Goiânia, mostram que, assim como o Ministério da Defesa havia explicado, eles são avaliados durante o trajeto até o Brasil. Eles fazem questão de registrar o voo e de compartilhar as imagens pelas redes sociais.
“Agora estão checando a nossa temperatura. Fazemos isso a cada quatro horas para saber se está tudo bem”, disse o repatriado Celeb Guerra.
O ilustrador Pablo Lassalle, 44 anos, acompanha pelo celular o trajeto da esposa, a chinesa Hui Zhang, 33, e da filha, Isabela, de apenas 1, em um dos aviões que traz de volta ao Brasil repatriados.
Pablo diz que a mulher está bem. Ela elogiou a comida servida a bordo, onde há alimentos como salmão, queijo, cheesecake e iogurte. A mulher também afirmou que os médicos a bordo são muito cuidadosos.
Apesar disso, o ilustrador disse que a mulher se estressou um pouco porque a filha está inquieta devido ao longo tempo de viagem.
Os aviões decolaram de Wuhan por volta de 17h de sexta-feira (7).
Na última vez em que Pablo e a mulher conversaram, o avião estava em Varsóvia, na Polônia. O trajeto inclui escalas nas Ilhas Canárias e em Fortaleza até o pouso em Anápolis, previsto para a madrugada deste domingo (9).
Os passageiros vão ficar em quarentena por 18 dias. O Ministério da Saúde ainda vai avaliar se há necessidade de quarentena para a tripulação e equipe de apoio.
Quem embarcou em Wuhan
34 brasileiros ou parentes de brasileiros (incluindo três diplomatas brasileiros, que retornam à China após a quarentena)
4 poloneses em Wuhan (desembarcaram na escala na Polônia)
1 chinesa (desembarcou na escala na Polônia)
1 indiana (desembarcou na escala na Polônia)
Brasileiros que moravam na China devem chegar a base aérea de Anápolis às 3h de domingo
Rotina na quarentena
A Força Aérea Brasileira (FAB) deu detalhes sobre as adaptações que estão sendo feitas na Base Aérea de Anápolis para receber o grupo. Foram adquiridos itens novos como roupas de cama, berços, fraldas e até cortinas com material anti-alergênico.
Veja o que será oferecido aos repatriados na quarentena:
Seis refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas);
Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares;
Internet, TV a cabo, frigobar e geladeira sem itens alcoólicos;
Serviço religioso;
Emergência odontológica;
Apoio psicológico e pedagógico
Imagens de brasileiros que saíram de Wuhan, na China, para Anápolis Goiás Brasil
Reprdução/Instagram
Saída de Wuhan
Os brasileiros que embarcaram na China a caminho de Anápolis compartilharam fotos da viagem de volta ao Brasil nesta sexta-feira. Nas imagens, eles relatam que passaram por um check-up antes de embarcar e falam da ansiedade de voltar para casa.
Todos aparecem usando máscaras cirúrgicas e, dentro do voo, há pessoas com roupas de proteção para o corpo todo.
A pequena Isabela Lassalle Zhang no avião a caminho de Anápolis
Reprodução/Arquivo pessoal/Hui Zhang
Cuidados
Durante o tempo que ficarem na Base Aérea, só poderão sair dos quartos usando máscaras cirúrgicas. Eles devem ter seus sinais vitais monitorados três vezes ao dia. Diante de qualquer alteração mais grave no quadro clínico, a pessoa envolvida será transportada, caso necessário, para o Hospital de Base, em Brasília.
Após o período de quarentena, os brasileiros podem ir para suas respectivas cidades. Depois, caso queiram voltar para a China, as despesas são por conta própria.
Repatriação de brasileiros que estão na China
Aparecido Gonçalves e Juliane Monteiro/G1
Initial plugin text
Fonte: SAUDE

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.