EUA criam 225 mil vagas em janeiro, mas desemprego sobe para 3,6%

Número de desempregados no país foi estimado em 5,9 milhões, ante 5,75 milhões em dezembro. Os Estados Unidos criaram 225 mil postos de trabalho em janeiro, segundo dados divulgados pela agência oficial de estatísticas trabalhistas (BLS, na sigla em inglês) do país. A taxa de desemprego, no entanto, subiu para 3,6% no mês, ante 3,5% em dezembro, resultado de um acréscimo de 574 mil pessoas na força de trabalho.
O número de desempregados, por sua vez, passou de 5,753 milhões para 5,892 milhões de dezembro a janeiro. Já o número de desempregados considerados de longo prazo – aqueles que buscam emprego há pelo menos 27 semanas – ficou em 1,2 milhão, ou cerca de 20% do total de desempregados.
Já o número de empregados em tempo parcial por motivos econômicos foi estimado em 4,2 milhões. Essas pessoas, que prefeririam trabalho em tempo integral, estavam em tempo parcial por terem tido suas horas reduzidas ou por não encontrarem trabalho em tempo integral.
O BLS estimou em 1,3 milhão o número de pessoas ligadas marginalmente à força de trabalho – pessoas que querem trabalhar e estavam disponíveis, e que procuraram trabalho em algum momento nos 12 meses anteriores, mas que não o fizeram nas quatro semanas antes da pesquisa por algum motivo.
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.