China pode adiar encontro anual do Parlamento por surto de coronavírus

China pode adiar encontro anual do Parlamento por surto de coronavírus


O Congresso Nacional do Povo, formado por cerca de 3 mil delegados, se reúne tipicamente para uma sessão que dura 10 dias em Pequim, mas o surto de coronavírus provocou restrições a viagens. Imagem de ciclista com máscara para se proteger contra o coronavírus, em Pequim, em 6 de fevereiro de 2020
Carlos Garcia Rawlins/Reuters
A China está considerando adiar o encontro anual do Parlamento do país, disseram cinco pessoas familiarizadas com a situação, em meio ao surto do coronavírus que provocou restrições a viagens e a outras atividades para conter a disseminação da doença.
O Congresso Nacional do Povo, formado por cerca de 3 mil delegados, se reúne tipicamente para uma sessão que dura 10 dias em Pequim, começando no dia 5 de março, para aprovar leis e anunciar metas econômicas para o ano.
“O foco segue em tomar medidas na direção de cumprir o cronograma, mas estamos discutindo uma série de opções, pois a situação (do vírus) provavelmente não estará contida até março”, disse à Reuters uma alta autoridade governamental, que recusou ser identificada devido à sensibilidade da questão.
Novo coronavírus já matou mais de 560 pessoas na China
“Um adiamento é uma dessas opções”, acrescentou a fonte.
O Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China e o Congresso Nacional do Povo não responderam de imediatos a pedidos de comentários.
A China tem 564 mortes por coronavírus e 28.060 casos confirmados, de acordo com o balanço do governo Chinês divulgado na mídia local nesta quinta-feira (6). Ao menos 1.100 pessoas já se recuperaram do vírus.
Confira a situação até as 7h30 desta quinta-feira (6):
564 mortes por coronavírus na China
1 morte nas Filipinas
28.060 casos confirmados na China
Mais de 1,1 mil infectados já se recuperaram, na China
Mais de 200 casos confirmados em outros 24 países
No Brasil, há 11 casos suspeitos e nenhum confirmado até as 16h desta quarta (5)
Dois aviões presidenciais partiram nesta nesta quarta em busca dos brasileiros na China
Fonte: MUNDO

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.