Caminhão com dezenas de migrantes tomba no México e deixa um morto

Caminhão com dezenas de migrantes tomba no México e deixa um morto


Veículo levava até 200 pessoas amontoadas, segundo testemunhas. Local do acidente é rota de caravana de migrantes que saem da América Central rumo aos EUA. Caminhão com dezenas de migrantes tombou no sul do México nesta terça-feira (4)
Tamara Corro/Reuters TV via Reuters
Um caminhão que levava migrantes da América Central rumo aos Estados Unidos tombou em uma rodovia do México nesta terça-feira (4). Uma pessoa morreu e ao menos outras 45 ficaram feridas, informaram autoridades locais.
De acordo com a agência EFE, havia 70 migrantes no caminhão. Porém, segundo o jornal “Excelsior”, o veículo podia levar até 200 pessoas amontoadas em seu interior.
Autoridades disseram que o motorista perdeu o controle do caminhão, que saiu da pista e rolou por um pequeno barranco. A proteção precária ou inexistente dos passageiros piorou o desastre.
Socorristas levaram os feridos mais graves a hospitais. Outros migrantes foram conduzidos a um abrigo temporário na cidade de San Andrés Tuxtla, no sul do México. Não há informação sobre a identidade do condutor ou se ele chegou a ser detido.
Caravanas de migrantes
O estado de Veracruz, onde ocorreu o acidente desta quarta-feira, é rota para as caravanas de migrantes que viajam pelo México rumo aos Estados Unidos. Essas pessoas saem de países da América Central, como Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua, para chegar ao território norte-americano pela fronteira mexicana.
Uma vez nos EUA, os centro-americanos pedem asilo — instrumento que, nos EUA, é semelhante ao refúgio. Apesar de dificilmente as autoridades norte-americanas concederem o benefício, esses migrantes tentam permanecer de vez no país enquanto aguardam o resultado da análise.
Porém, a Casa Branca passou a adotar um novo procedimento recentemente: os migrantes que chegam pela fronteira e tentam asilo devem aguardar no lado mexicano da fronteira, e não dos EUA — em uma tentativa do governo de Donald Trump em coibir a imigração clandestina.
Neste ano, o governo dos EUA passou a enviar ao México também brasileiros que tentam entrar irregularmente em território norte-americano pela fronteira.
Fonte: MUNDO

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.