Banco UBS reduz previsão de crescimento do Brasil por causa do coronavírus


Banco estima que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 2,1% em 2020. Projeção anterior era de 2,5%. O banco UBS reduziu nesta terça-feira (4) a previsão de crescimento para a economia brasileira deste ano por causa do impacto do coronavírus. Agora, o banco estima que o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 2,1% em 2020. A projeção anterior era de 2,5%.
Mulher faz compras com bebê usando máscara em Pequim, em meio à epidemia de coronavirus na China
REUTERS/Tingshu Wang
A piora na previsão para a economia brasileira tem como base os impactos do vírus na atividade da China – o país asiático é o principal parceiro comercial do Brasil. O UBS rebaixou a previsão de crescimento da China para 5,4%, de 6%.
“As mudanças nas projeções de crescimento da China têm um impacto cíclico (…) sobre o crescimento do Brasil”, escreveu o banco em relatório.
Novo coronavírus pode desacelerar ainda mais o crescimento econômico mundial
Segundo o UBS, na China, o impacto maior deve ser registrado no consumo e no setor de serviços. Juntos, eles respondem por 54% do PIB. Em 2003, durante o surto de SARS, representavam 42% do PIB.
Com a mudança, a projeção do UBS para o PIB brasileiro está um pouco abaixo do consenso do mercado financeiro. No relatório Focus, do Banco Central, divulgado na segunda-feira, os analistas consultados apontaram que o PIB deste ano deve crescer 2,3%.
Para 2021, o banco avalia que a economia brasileira deve crescer 2,8%, um pouco acima da estimativa anterior, que era de 2,5%, com a expectativa de uma recuperação da China.
Ana Flor: surto de coronavírus afeta produção de bens na China
O UBS também projeta que a taxa básica de juros deve recuar para 4% ao ano – atualmente, está em 4,5% ao ano. Na leitura dos economistas do banco, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve promover um corte de 0,25 ponto percentual da Selic na reunião desta quarta-feira (5) e mais um corte da mesma magnitude na reunião seguinte.
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.