Comportamento e Consumo
Consumir apenas aquilo que importa. Essa é uma das marcas da Geração Z(nascidos de 1995 a 2015), o comportamento frugal que nos leva à moderação e simplicidade.
Decidir o consumo, as ações e gastos, levando em conta o que realmente importa.
A Geração Z tem essas características e conseguirá mudar os formatos de consumo nos próximos anos.
As principais características do comportamento frugal:
● consumo consciente
● controle financeiro
● minimalismo, essencialismo
● investimentos em produtos alinhados com os princípios
● foco e experiências
● autenticidade é mais importante
De acordo com especialistas em gerações, a fluidez e autonomia são marcas desse público. Esses jovens, serão consumidores com mais atividades em todas as partes do mundo.
Por isso, esse minimalismo e investimentos apenas no que interessa a eles ( sem seguir modas, por exemplo). Alert Trend! Pós Pandemia -O consumo desenfreado e a reprodução de tendências, características das gerações mais velhas, perderão força tanto na mudança geracional, quanto pelo financeiro da população.
Merecem atenção também, outras marcas da Geração Z como fluidez, conexão e uso da tecnologia:
● não seguem tendências
● são disruptivos quanto aos formatos de trabalho
● entendem o uso do dinheiro como investimento
● valorizam o que é essencial para eles
● não ligam para marcas
● valorizam a diversidade
● querem praticidade e comodidade
● buscam autonomia e autenticidade
● valores e princípios são importantes
● agregar conteúdo é essencial
● comunicação mais livre, sem barreiras
Para as marcas, mostrar sua importância a essa geração destacando ações e valores sempre com autenticidade. Acompanhar tendências de comportamento é essencial para qualquer mercado.
fonte: Consumidor Moderno