EUA atacam alvos huthis no Iêmen

EUA atacam alvos huthis no Iêmen

Os Estados Unidos atacaram nesta sexta-feira (4) 15 alvos controlados por rebeldes Huthis no Iêmen, informados pelo Exército. Quatro províncias foram atacadas, segundo a rede de TV Al Masirah, administrada pelos rebeldes, apoiada pelo Irã.

Estados Unidos e Reino Unido fizeram repetidos ataques destinados a frear a capacidade dos huthis de atingir a navegação, mas persistem os ataques dos rebeldes contra os navios mercantes que transitam pelo Mar Vermelho e Golfo de Áden.

“O Comando Central do Exército (Centcom) realizou hoje bombardeios contra 15 alvos huthis em áreas do Iêmen controladas pelo grupo apoiado pelo Irã”, publicou em redes sociais o comando do Exército responsável pelas operações no Oriente Médio. “Esses alvos incluíam capacidades militares especiais Huthis”, subilinhou o Centcom, acrescentando que os ataques foram realizados “para proteger a liberdade de navegação e tornar as águas internacionais mais seguras para os navios americanos, da coalizão e mercantes”.

A Al Masirah, segundo a qual tanto os Estados Unidos quanto o Reino Unido atacaram o Iêmen hoje, havia informações antes sobre quatro ataques em Sanaa e sete em Hodeida. Correspondentes da AFP ouviram fortes explosões nas duas cidades.

Os Huthis, que fazem parte do “eixo de resistência” do Irã contra Israel e os Estados Unidos, atacam embarcações desde novembro, afirmando que têm como alvo navios ligados a Israel, que também atacaram o Iêmen em resposta aos ataques Huthis.

© Agence France-Presse

Fonte: Últimas Notícias – Jornal de Brasília

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.