São Paulo tem 11 focos de incêndio nesta segunda (16), diz Defesa Civil

São Paulo tem 11 focos de incêndio nesta segunda (16), diz Defesa Civil

incendio rodovia rp

FRANCISCO LIMA NETO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Defesa Civil afirmou que o estado de São Paulo tem focos de incêndio em 11 cidades, na manhã desta segunda-feira (16). No total, 12 aeronaves são utilizadas no combate às chamas.

Os municípios afetados são: Bananal, Espírito Santo do Pinhal, Brotas, Tapiratiba, Tambaú, Mococa, Amparo, Vinhedo, Itirapuã, Castilho e Borborema.
As equipes ainda avaliam o uso de aeronaves para o combate ao incêndio em Brotas, Tambaú, Vinhedo e Borborema. Todas as outras contam com emprego de ao menos uma aeronave, com exceção de Bananal e Castilho, onde são usadas três aeronaves, e Tapiratiba, que conta com duas.

Depois de dias de fumaça de incêndios, tempo seco e calor constante, uma chuva moderada marca o início desta segunda-feira em São Paulo após dias de tempo seco, ar sujo e muito calor. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 13°C na Capela do Socorro, na zona sul, e 17°C no Itaim Paulista, na zona leste. A umidade relativa do ar nesses locais é de 100%.

As últimas imagens do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo mostram uma área de instabilidade que se desloca da região de São Roque para a Grande São Paulo e Capital nas próximas horas, deixando o tempo chuvoso.

A chuva também chegou a cidades do interior, como Campinas e Jundiaí, além das regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru, Jaú, Botucatu, Sorocaba, Registro, Piracicaba e Baixada Santista, segundo a Defesa Civil.

A chuva desta segunda, na faixa leste do estado, porém, não afasta o risco de incêndio nas regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto, segundo a Defesa Civil.

Sob os efeitos da frente fria, a população deve sentir o ar mais limpo do que na semana passada, marcada pela névoa densa de poluição transportada de incêndios florestais de diversas partes do Brasil.

Nessa segunda, de acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a qualidade do ar em São Paulo e na região metropolitana é considerada boa, sem efeitos nocivos à saúde. A situação já havia sido registrada no domingo, com toda a capital e a Grande São Paulo com boa qualidade do ar.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima nesta segunda, sob o céu nublado, chega a 25°C e cai a 20°C na terça-feira (17).

Mas o tempo volta a esquentar na quarta-feira (18), diz o Inmet, com máxima de 24°C. Na quinta-feira (19) o calor fica mais forte e volta à casa dos 30°C, com tendência de aumento. A umidade pode cair à mínima de 30%, nível considerado perigoso para a saúde.

A poucos dias do fim do inverno, que termina no próximo domingo (22), a cidade de São Paulo, assim como grande parte do país, ainda deve ter mais dias quentes e secos.

Fonte: Últimas Notícias – Jornal de Brasília

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.