Agentes de combate às endemias são agora profissionais de saúde

A partir de agora, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias são considerados profissionais de saúde. A mudança veio com a lei que regulamenta as profissões e foi sancionada nesta sexta-feira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que a medida reconhece a importância desses profissionais.

No país, são 265 mil agentes comunitários, que atuam na área de Saúde da Família. Eles ajudam a prevenir doenças e a promover a saúde em ações domiciliares, comunitárias, individuais e coletivas. Além deles, outros 61 mil profissionais de combate às endemias fazem a vigilância epidemiológica e ambiental. Esses profissionais previnem e controlam doenças e promovem a saúde.

De acordo com Lula, esse reconhecimento é uma conquista histórica para as categorias. O presidente Lula acrescentou que os trabalhadores lutaram muito para regulamentar as profissões de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.

Saúde Os agentes comunitários de saúde também foram reconhecidos Brasília 21/01/2023 – 09:13 21/01/2023 – 09:13 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Agentes comunitários de saúde sábado, 21 Janeiro, 2023 – 09:13 1:57
Fonte: AGÊNCIA BRASIL – EBC

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.