Fiocruz Amazônia sequencia genoma causador da varíola dos macacos

A Fiocruz Amazônia fez os primeiros sequenciamentos de genoma do vírus causador da monkeypox na região Norte. As duas amostras sequenciadas no instituto fazem parte da mesma linhagem do vírus em circulação em vários países, incluindo o Brasil.

O sequenciamento do genoma é feito para identificar variantes do vírus em circulação, e também para desenvolver tratamentos para doenças genéticas. 

Os dados do Amazonas passam a integrar a rede de dados genômicos relativos à monkeypox no mundo.

Antes desses, já foram feitos 34 mapeamentos do genoma da monkeypox, todos nas regiões Sul e Sudeste.

Os sintomas da monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos, costumam começar com febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, ou seja, sintomas semelhantes ao do resfriado ou gripe. A médica infectologista da Fiocruz, Marília Santini, fala sobre a transmissão da doença.

Alguns dias depois surge a febre, aparecem as lesões na pele, principalmente nos órgãos sexuais. A confirmação do primeiro caso brasileiro da Monkeypox foi feita em 9 de junho, pelo Instituto Adolpho Lutz.

Segundo os dados atualizados do Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje mais de 3.350 casos confirmados de monkeypox. Somente no estado de São Paulo, são 2274, o que representa 67% do total. Outros 4.090 casos suspeitos estão em investigação.

 
Saúde Brasília 18/08/2022 – 16:02 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional varíola dos macacos monkeypox Fiocruz Amazônia quinta-feira, 18 Agosto, 2022 – 16:02 123:00
Fonte: AGÊNCIA BRASIL – EBC

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.