Queiroga vai convocar Consu para tratar do reajuste de planos de saúde

Depois que a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, autorizou o reajuste superior a 15% dos planos de saúde, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, anunciou que vai convocar uma reunião extraordinária do Consu, Conselho Nacional de Saúde Suplementar.

O conselho tem entre suas competências supervisionar as ações e o funcionamento da ANS.

A informação foi dada pelo próprio ministro nesta sexta-feira. Segundo ele, os aumentos das mensalidades que os brasileiros pagam nos convênios de saúde não estão, necessariamente, “associados com a qualidade do serviço prestado”. Na mesma publicação, Marcelo Queiroga argumentou que “são necessárias mudanças estruturais no setor privado, como maior transparência, mais eficiência e ampliação da concorrência.

Nessa quinta-feira, a ANS autorizou os planos de saúde individuais e familiares a aumentarem as mensalidades em até 15,5% este ano. O maior aumento já autorizado pela agência reguladora no país. A medida foi criticada por diversas entidades, incluindo o Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Para o órgão, o aumento “vem em momento de intensa dificuldade econômica para a população”, a exemplo de “comida, gasolina, botijão de gás e energia elétrica”.
Saúde Brasília 27/05/2022 – 16:47 Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional reajuste de plano de saúde ANS sexta-feira, 27 Maio, 2022 – 16:47 1:23
Fonte: AGÊNCIA BRASIL – EBC

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.