Guarda Municipal controla foco de incêndio na trilha da Constantino Paleta em Juiz de Fora

Guarda Municipal controla foco de incêndio na trilha da Constantino Paleta em Juiz de Fora


De acordo com o órgão, aparentemente, o fogo teria iniciado a partir de fogueira deixada acesa no local. Guarda Municipal controla foco de incêndio em Juiz de Fora
Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação
A equipe de proteção ambiental da Guarda Municipal de Juiz de Fora apagou na manhã desta segunda-feira (9) um foco de incêndio na mata do Morro do Imperador, na base da trilha da Rua Constantino Paleta em Juiz de Fora.
De acordo com o órgão, aparentemente, o fogo teria iniciado a partir de fogueira deixada acesa no local. Por manter monitoramento rotineiro da área de preservação ambiental, a Guarda detectou o problema enquanto fazia ronda e conseguiu agir a tempo de evitar que o fogo se alastrasse.
O fato chamou a atenção das autoridades locais para o aumento da incidência de queimadas e incêndio em áreas com cobertura vegetal. A Guarda reforçou ainda que o tempo seco e o baixo índice de chuvas contribuem para a propagação do fogo, seja ele causado ou não pela ação humana.
A Prefeitura salientou que fazer queimada em área urbana é crime previsto em lei. O artigo 250 do Código Penal estabelece, para quem provocar incêndio, expondo a vida ao perigo, a integridade física ou o patrimônio de outras pessoas, possibilidade de reclusão de três a seis anos, e multa.
As penas aumentam em um terço, se o crime for cometido para obter vantagem pecuniária, ou se o incêndio ocorre em local como casa habitada ou destinada à habitação, em edifício público ou destinado a uso público ou a obra de assistência social ou de cultura.
Já a Lei dos Crimes Ambientais, 9.605/1998, no artigo 41, prevê penalidade para quem provocar incêndio em mata ou floresta, com previsão de reclusão de dois a quatro anos e multa. Se o crime é culposo , a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
A Guarda Municipal informou que mantém monitoramento de áreas verdes sob responsabilidade do município e realiza rondas periódicas de verificação das condições de preservação nas trilhas do Morro do Imperador, importante complexo histórico e ecológico de impacto paisagístico e ambiental para a área urbana do município.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Fonte: G1 NOTÍCIAS

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.