Apple vai facilitar visualização de informações que aplicativos coletam dos usuários

Apple vai facilitar visualização de informações que aplicativos coletam dos usuários


Empresa também vai incluir indicador para mostrar quando câmera e microfones estão sendo usados e ocultar verdadeira localização dos usuários. A Apple anunciou uma série de novidades de privacidade durante a Conferência Global de Desenvolvedores da empresa (WWDC, na sigla em inglês).
Apple anuncia iOS 14 com nova tela inicial e aplicativo de tradução de conversa
Uma das principais é que a Apple está facilitando a visualização do conjunto de dados que um aplicativo pode coletar para realizar o rastreio do usuário.
Segundo a Apple, a ideia era simplificar a visualização de quais dados um aplicativo está coletando. A inspiração foram as tabelas nutricionais, que vêm nos alimentos.
Apple vai exibir, na página de um aplicativo na loja de apps, quais informações ele coleta
Divulgação/Apple
A partir da próxima atualização, haverá uma exibição mais simples das informações que um aplicativo coleta na página do próprio aplicativo dentro da loja da Apple.
A empresa vai solicitar que desenvolvedores informem práticas de coleta de dados em 31 categorias e disponibilizar essas informações para os usuários em duas tabelas, uma sobre os dados coletados e outra sobre quais dados são usados para rastrear o usuário.
A Apple tem acesso a essas informações porque, em última análise, é a empresa que faz a triagem e escolhe os aplicativos que podem estar na App Store.
Apesar disso, a Apple não avisa se os termos de privacidade mudam depois de o usuário ter baixado o aplicativo. Segundo representantes da empresa, há questões legais que discutem o assunto e essa é uma responsabilidade do próprio app.
Indicador de gravação e localidade
Outra novidade é para quem tinha preocupação com estar sendo ouvido por algum aplicativo. A partir de agora a Apple vai passar a exibir um sinal quando algum app estiver usando a câmera ou o microfone.
O aviso será um ponto colorido na parte superior da tela: laranja se o microfone estiver sendo usado, ou verde caso seja a câmera que esteja em uso.
Com novo iOS 14, Apple vai exibir quando um aplicativo está usando a câmera e o microfone
Reprodução
Para saber qual aplicativo está usando o recurso, o usuário poderá acessar a central de comando.
Como forma de dar maior controle às informações que um usuário compartilha, a Apple vai permitir a um usuário compartilhar uma localização imprecisa com um aplicativo, indicando apenas a região que o usuário está.
200 milhões de contas
A empresa também apresentou dados sobre o Sign In com Apple, sistema de cadastro em aplicativos, lançado como parte da WWDC do ano passado.
Segundo representantes da Apple, 200 milhões de contas foram criadas com o sistema de cadastro da empresa desde o lançamento e desenvolvedores que adotaram a opção tiveram aumento no número de registros.
A função é semelhante àquelas que já existem para contas do Google e do Facebook, quando se opta por fazer login com uma dessas contas em um novo aplicativo ou serviço on-line.
A Apple prometeu, no entanto, que não usaria as informações dos usuários e nem compartilharia esses dados entre aplicativos, além de fornecer opções de anonimidade, como esconder o endereço de e-mail.
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.