Mulher e sogro de funcionário de frigorífico infectado com Covid-19 morrem com coronavírus no mesmo dia

Mulher e sogro de funcionário de frigorífico infectado com Covid-19 morrem com coronavírus no mesmo dia


Filha afirmou que trabalhadores infectados não foram afastados do trabalho na empresa de Cabreúva (SP); ela também contraiu Covid-19. Frigorífico tem mais de 50 casos positivos e liminar determinou a suspensão das atividades. Mulher e sogro de funcionário de frigorífico morrem de Covid-19
Reprodução/TV TEM
A mulher e o sogro de um dos funcionários infectados com Covid-19 em um frigorífico de Cabreúva (SP), que tem mais de 50 casos positivos de coronavírus, não resistiram à doença e morreram no mesmo dia, segundo informou a família.
Em entrevista à TV TEM, a filha, Micheli Silva, relatou que a mãe e avô morreram na segunda-feira (15). Para ela, a empresa tinha que ter afastado o pai, Vanuir Silva , após a confirmação da doença.
“É uma revolta, porque eles podiam, pelo menos, ter parado um pouco, priorizado os funcionários, feito os testes e afastado quem estava contaminado. Não priorizam a vida dos funcionários”, diz.
Segundo Micheli, Vanuir trabalha há cerca de 40 anos na empresa. Foi lá que ele conheceu a esposa Regina, que acabou contraindo coronavírus.
Além deles, Micheli e o pai de Regina, Argemiro, de 86 anos, também se infectaram. O idoso não resistiu à doença. A Prefeitura de Cabreúva (SP) confirmou a morte dele nesta sexta-feira (19).
“É difícil. É sofrido ver uma pessoa que você ama sentindo dor, com febre, e você não poder nem chegar perto para socorrer”, conta.
Liminar determinou a suspensão das atividades por 14 dias
Reprodução/Google Maps
Uma liminar, divulgada na terça-feira (16), determinou a suspensão das atividades na empresa por 14 dias. A decisão veio após denúncias feitas pelo poder público.
Nas vistorias foram constatadas diversas irregularidades dentro da empresa, como locais sem ventilação, aglomeração de funcionários, funcionários sem máscaras e acúmulo de pessoas nos banheiros.
Além disso, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Cabreúva, a cidade registra 190 casos confirmados de Covid-19. Desses, 57 são funcionários da empresa. A fábrica tem, atualmente, um quadro de mais de 800 trabalhadores.
“Ele [pai] não ia para outro lugar. Ele ia para a empresa e voltava para casa. Banco, mercado, era tudo eu que fazia e, quando chegava em casa, tomava banho e desinfetava tudo. Então, não tem como ele ter pego em outro lugar”, reforça Micheli.
Vigilância Sanitária deve enviar resultado de vistoria feita em frigorífico de Cabreúva
Determinações
A liminar expedida pelo MPT suspende as atividades por 14 dias e determina que o retorno de cada funcionário seja autorizado somente após o diagnóstico negativo da doença.
Segundo a decisão, no período de suspensão de atividades, o contrato de trabalho dos empregados deve ser interrompido, sem prejuízo na remuneração, ficando autorizado o uso de “interrupção contratual válida”, como férias coletivas, licença remunerada e etc.
O frigorífico deve também fornecer equipamentos de proteção e insumos de higiene, como máscaras e álcool em gel, e acolher atestados médicos de afastamento por suspeita de Covid-19 ou por contato com pessoas que contraíram a doença.
Vigilância Sanitária fez nova vistoria em frigorífico de Cabreúva
Reprodução/TV TEM
Flagrante
Na quinta-feira (18), uma equipe da TV TEM esteve no local e registrou a movimentação em frente ao frigorífico.
De acordo com funcionários que não quiseram se identificar, a determinação de manter apenas a quantidade mínima de pessoas trabalhando para conservar produtos e maquinários não está sendo cumprida.
TV TEM flagrou diversos ônibus cheios entrando e saindo da empresa em Cabreúva
Reprodução/TV TEM
A reportagem também flagrou diversos ônibus lotados entrando e saindo da empresa. Apesar de todos usarem itens de proteção, do lado de fora era possível ver os trabalhadores aglomerados durante a troca de turno.
A Vigilância Sanitária informou que fez uma nova vistoria no frigorífico na tarde de quinta-feira. As equipes estiveram no local para fazer um relatório detalhado, que vai ser enviado ao Ministério Público
Em nota, a empresa Flamboiã informou que as informações serão prestadas ao juízo responsável pela condução da ação civil pública e os fatos serão devidamente esclarecidos..
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.