Exército da Colômbia resgata brasileiro sequestrado

Exército da Colômbia resgata brasileiro sequestrado


Cidadão suíço também foi libertado. Segundo agência, sequestradores faziam parte de grupo ligado a guerrilheiros dissidente das Farc. Foto distribuída pelo Exército Colombiano mostra o suiço Daniel Max Guggenheim (centro) e o brasileiro José Ivan Albuquerque (direita) em helicóptero, após terem sido libertados, em Bogotá, na quinta-feira (18)
Colombian National Army/AFP
O exército colombiano anunciou nesta quinta-feira (18) a libertação de um brasileiro que tinha sido sequestrado há três meses na Colômbia. Um cidadão da Suíça também foi resgatado. Segundo a agência France Presse, os sequestradores supostamente faziam parte de uma facção envolvida com a guerrilha local.
Ambos foram resgatados durante operação militar no departamento de Cauca, no sudoeste do país, uma das áreas mais atingidas pela violência financiada pelo tráfico de drogas. O Ministério das Relações Exteriores brasileiro confirmou o resgate.
De acordo com a AFP, citando o grupo de resgate do exército colombiano, os dois homens caíram nas mãos da facção “Coluna Móvel Dagoberto Ramos” em 16 de março — o Itamaraty diz que o sequestro ocorreu em 19 de março.
Os militares capturaram em flagrante um dos supostos sequestradores que tinha como função a custódia dos reféns, diz o comunicado militar.
Dissidência das Farc
Segundo a AFP, a facção faz parte das chamadas dissidências das Farc, a guerrilha de orientação marxista que entregou suas armas em 2016, depois de mais de meio século de conflito, com dezenas de milhares de vítimas civis. Embora o grupo tenha se retirado da luta armada, algumas frentes retomaram as atividades guerrilheiras nos últimos anos.
Fonte: MUNDO

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.