Bolsas da Europa têm queda após alerta da Apple abalar setores dependentes da China

Gigante de tecnologia anunciou que não alcançará suas metas de vendas no trimestre devido ao impacto do surto de coronavírus. As ações europeias operavam em queda nesta terça-feira (18) à medida que um alerta sobre receita da Apple pressionava o setor de tecnologia, prejudicando fabricantes de peças para iPhone e destacando o impacto do surto de coronavírus sobre as cadeias de suprimentos globais.
China tem 1.870 mortes por novo coronavírus e 72,5 mil casos confirmados
As ações da Apple listadas em Frankfurt caíam quase 5% depois que a empresa disse que não alcançará suas metas de vendas no trimestre de março devido à epidemia, que matou mais de 1.800 pessoas e obrigou empresas a fecharem as operações.
A gigante de tecnologia americana diz que tem dificuldades para se abastecer de iPhones, fabricados na China, e que a demanda por seus produtos caiu agora que suas lojas no país asiático estão fechadas.
A empresa afirmou que, apesar do fato de que as instalações de produção na China foram reabertas, elas estão retomando atividade em um ritmo mais lento que o esperado. Analistas estimam que o coronavírus poderá reduzir a demanda por smartphones na China em 50% no primeiro trimestre. A China é o maior mercado do mundo para smartphones.
Entenda o impacto econômico da epidemia do novo coronavírus
As ações da STMicroelectronics e da Dialog Semiconductor, que fornecem componentes para a Apple, recuavam 2,7% e 5,5%, respectivamente.
“Existem centenas de outras empresas que estão nessa situação, com a manufatura e também lojas na China”, disse Neil Campling, chefe de pesquisa TMT da gerente de patrimônio Mirabaud.
Às 8h10 (horário de Brasília), o índice FTSEEurofirst 300 caía 0,38%, a 1.677 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdia 0,37%, a 430 pontos, depois de terminar em uma máxima recorde na segunda-feira devido a novas medidas de estímulo da China. Veja mais cotações.
Veja abaixo o comportamento das principais bolsas da Europa nesta manhã:
Em LONDRES, o índice Financial Times recuava 0,69%, a 7.382 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caía 0,62%, a 13.698 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdia 0,31%, a 6.066 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 0,50%, a 25.246 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava alta de 0,07%, a 1.028 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizava-se 0,09%, a 5.392 pontos.
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.