Xi Jinping, líder da China, sabia da gravidade do Coronavírus desde janeiro, mas não fez alerta

Xi Jinping, líder da China, sabia da gravidade do Coronavírus desde janeiro, mas não fez alerta


Em um discurso feito no dia 3 de fevereiro e tornado público recentemente, Xi disse que no dia 7 de janeiro ele já havia dado ordens sobre como lidar com a epidemia, mas os perigos que ela representa só foram tornados públicos mais tarde. Um guarda em uma praça de Pequim, em 16 de fevereiro de 2020
Andy Wong/AP
Um discurso do presidente da China, Xi Jinping, feito no dia 3 de fevereiro e publicado pela mídia estatal no sábado (15) indica, pela primeira vez, que ele estava no comando do combate ao surto do Covid-19, o coronavírus, desde o princípio –e não deu alertas mais incisivos no começo da epidemia.
O discurso do dia 3 foi uma tentativa de demonstrar que a liderança do Partido Comunista agiu desde o começo. Em sua fala, Xi disse que deu instruções sobre o combate ao vírus em 7 de janeiro e ordenou o isolamento das cidades do epicentro, no fim daquele mês.
“Em 22 de janeiro, diante da rápida propagação da epidemia e dos desafios de prevenção e controle, solicitei claramente que a província de Hubei implementasse controles abrangentes e rigorosos sobre a saída de pessoas”, disse ele em uma reunião do comitê permanente do partido, o corpo superior de autoridade chinesa.
O presidente chinês Xi Jinping alerta Taïwan do ‘desastre’ que seria uma independência oficial
Mark Schiefelbein/Pool/AFP
O papel de Xi no início do surto ainda não havia sido revelado. Esse virou um dos maiores desafios de sua gestão, que já tem sete anos.
A revelação do discurso indica que os principais líderes sabiam do potencial da severidade da doença semanas antes que os perigos que ela representa foram tornados públicos. Só no fim de janeiro que as autoridades disseram que o vírus poderia se espalhar entre humanos, e o alarme entre a população começou a soar.
Há desconfiança em relação à forma que o governo lida com epidemias desde o surto de Sars, em 2002 e 2003, que foi escondido durante meses.
O surto do coronavírus começou em dezembro de 2019, em Wuhan, a capital da província de Hubei, onde se concentram as mortes causadas pelo coronavírus.Hoje, há 60 milhões de pessoas isoladas do resto do mundo na região.
As autoridades de Hubei e Wuhan enfrentam um descontentamento do público por causa da forma como lidaram com a epidemia no início.
O médico Li Wenliang tentou fazer alertas sobre o vírus, mas foi reprimido pela polícia local. Ele mesmo acabou morrendo em decorrência de uma infecção do Covid-19. Sua morte causou uma onda de revolta na China.
Em resposta, os líderes do Partido Comunista em Hubei e Wuhan foram demitidos na semana passada.
As autoridades haviam prometido ser transparentes nessa epidemia, mas jornalistas independentes que contestaram a narrativa oficial com reportagens em vídeo de Wuhan desapareceram –acredita-se que eles estão presos.
A província não tem conseguido fazer testes em todas as pessoas que apresentam sintomas. O diagnóstico clínico é baseado em análises dos médicos das imagens de pulmões. A ideia é tratar as suspeitas como casos confirmados, sem ter que esperar os resultados do laboratório.
Fonte: SAUDE

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.