Repatriada mostra na web realização de exames e reunião sobre rotina durante a quarentena em Anápolis

Repatriada mostra na web realização de exames e reunião sobre rotina durante a quarentena em Anápolis


Grupo chegou na manhã de domingo (9) após deixar Wuhan, epicentro da doença. Repatriada passa por rotina de exames na Base Aérea de Anápolis
Reprodução/Instagram
Uma das 34 pessoas repatriadas da China devido ao coronavírus divulgou, nesta segunda-feira (10), como foram as primeiras atividades na quarentena realizada na Base Aérea de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Em uma rede social, ela postou fotos de uma colega passando por exames e de uma reunião sobre a rotina durante o isolamento, que durará 18 dias.
Pelas fotos, é possível ver que o exame é realizado na parte interna do Hotel de Trânsito onde o grupo está hospedado e faz as refeições.
Já a reunião é realizada na área externa, que fica ao lado do prédio e foi reservada aos repatriados. Lá, sobre um grande espaço gramado, foi montada uma enorme tenda.
Pela imagem, nota-se que há um painel na parte da frente onde há algumas instruções. No cabeçalho, consta a seguinte inscrição: “Rotina – Condutas de Boa Convivência”. As pessoas que ministram a palestra usam máscaras cirúrgicas.
Repatriados em reunião em área da Base Aérea de Anápolis
Reprodução/Instagram
O G1 entrou em contato, por e-mail, com a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para saber detalhes sobre esta reunião e aguarda retorno.
Mais cedo, outros repatriados também contaram um pouco da rotina. Um deles disse que está sendo muito bem tratado e elogiou as acomodações é os médicos. Já outro afirmou que não estava acostumado a acordar ao som dos pássaros e estava “amando” aquilo.
Os repatriados estão hospedados no Hotel de Trânsito da base, que foi adaptado para recebê-los. Eles fizeram fotos e vídeos mostrando os quartos. No local, eles recebem seis refeições diárias e tem uma estrutura que inclui videogame, brinquedoteca, internet liberada e um espaço para assistirem apresentações artísticas.
No primeiro boletim divulgado pelo Ministério da Defesa, na noite de domingo (9), foi informado que o grupo continua sem qualquer sintoma do coronavírus. A avaliação foi feita pelo Ministério da Saúde.
No sábado (8), foram colhidas amostras de secreções no nariz e da garganta tanto dos repatriados como da equipe técnica que participou da operação de resgate. Elas serão analisadas para verificar a existência ou não de 21 tipos de vírus, além do coronavírus.
Repatriados se reunem durante quarentena em Base Aérea de Anápolis
Reprodução/Instagram
Rotina da quarentena
O que é oferecido aos repatriados na quarentena em Anápolis:
6 refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas);
Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares;
Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcoólicos;
Serviço religioso;
Emergência odontológica;
Apoio psicológico e pedagógico.
Área de quarentena na Base Aéra de Anápolis
Sílvio Túlio/G1
Os repatriados
Os grupo dos 34 repatriados da China é composto da seguinte forma:
4 chineses casados com brasileiros;
7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;
23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).
Surto
Desde o início do surto, no início do ano, a China registrou 908 mortes por coronavírus e 40.171 casos confirmados.
No Brasil, são 11 casos suspeitos do novo coronavírus e nenhuma confirmação, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados são do balanço divulgado às 13h30 deste domingo (9).
Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.
Repatriação de brasileiros na China
Aparecido Gonçalves e Juliane Monteiro/G1
Initial plugin text
Fonte: SAUDE

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.