Brasileiros seguem sem sintomas de coronavírus e recebem dicas sobre a área comum da base aérea, diz Ministério da Defesa

Brasileiros seguem sem sintomas de coronavírus e recebem dicas sobre a área comum da base aérea, diz Ministério da Defesa


Grupo deixou Wuhan, epicentro da doença, e está em quarentena em Anápolis. Hotel conta com brinquedoteca, espaço verde e shows. Repatriada passa por rotina de exames na Base Aérea de Anápolis
Reprodução/Instagram
Os repatriados da China seguem sem sintomas de infecção por coronavírus, conforme boletim divulgado pelo Ministério da Defesa nesta segunda-feira (10), segundo dia de quarentena. Eles também receberam orientações de lazer na área comum da Base Aérea de Anápolis, a 55 km de Goiânia, onde devem ficar durante os 18 dias de isolamento.
De acordo com o boletim, o grupo também passou por avaliações clínicas de saúde, que incluem aferições de sinais vitais, como medição de temperatura, pressão e frequência cardíaca e exame de nasofaringe. São previstas três avaliações por dia.
Uma das 34 pessoas repatriadas da China mostrou em uma rede social quando eles eram examinados. Pelas fotos, também é possível ver o momento em que a reunião foi realizada na área externa. Lá, sobre um grande espaço gramado, foi montada uma enorme tenda. Todos usavam máscaras.
Base Aérea de Anápolis conta com área comum para hóspedes
Sílvio Túlio/G1
Mais cedo, outros repatriados também contaram um pouco da rotina. Um deles disse que está sendo muito bem tratado e elogiou as acomodações e os médicos. Já outro afirmou que não estava acostumado a acordar ao som dos pássaros e estava “amando” aquilo.
O Hotel de Trânsito foi adaptado para recebê-los. Os repatriados fizeram fotos e vídeos mostrando os quartos. Inclusive, registraram parte das refeições.
Boletim médico
No primeiro boletim divulgado pelo Ministério da Defesa, na noite de domingo (9), foi informado que o grupo continua sem qualquer sintoma do coronavírus. A avaliação foi feita pelo Ministério da Saúde.
No sábado (8), foram colhidas amostras de secreções no nariz e da garganta tanto dos repatriados como da equipe técnica que participou da operação de resgate. Elas serão analisadas para verificar a existência ou não de 21 tipos de vírus, além do coronavírus.
Repatriados se reunem durante quarentena em Base Aérea de Anápolis
Reprodução/Instagram
Rotina da quarentena
O que é oferecido aos repatriados na quarentena em Anápolis:
6 refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas);
Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares;
Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcoólicos;
Serviço religioso;
Emergência odontológica;
Apoio psicológico e pedagógico.
Área de quarentena na Base Aéra de Anápolis
Sílvio Túlio/G1
Os repatriados
Os grupo dos 34 repatriados da China é composto da seguinte forma:
4 chineses casados com brasileiros;
7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;
23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).
Surto
Desde o início do surto, no início do ano, a China registrou 908 mortes por coronavírus e 40.171 casos confirmados.
No Brasil, são sete casos suspeitos do novo coronavírus e nenhuma confirmação, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados são do balanço divulgado às 13h30 desta segunda-feira (10).
Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.
Repatriação de brasileiros na China
Aparecido Gonçalves e Juliane Monteiro/G1
Initial plugin text
Fonte: SAUDE

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.