Pequenos empresários se unem com blocos de rua do Carnaval de São Paulo

As colaborações geram visibilidade e faturamento para os empresários. Pequenos empresários se unem com blocos de rua do Carnaval de São Paulo
O Carnaval de rua fica mais forte a cada ano em São Paulo. Este ano, quase mil blocos vão desfilar no sábado e domingo. Mas por trás de tanta animação tem negócios. Os pequenos empresários que tocam esse Carnaval apostam na colaboração para fazer todo mundo pular.
Em 2019, centenas de blocos atraíram cerca de 14 milhões de foliões. Uma festa gigante para gerar bons negócios. “Os foliões acompanham a gente durante um ano inteiro, então a gente acaba gerando uma comunidade muito forte em torno do bloco. Gera um público super cativo e isso qualquer marca quer: público cativo associado a uma boa experiência”, afirma Giselle Galvão, fundadora do bloco Explode Coração.
De olho nesta visibilidade, pequenos empresários se reúnem e organizam juntos a infraestrutura dos blocos paulistanos. Eles fazem colaborações – ou “collabs”, em inglês. É o “Carnaval do collab”. “No caso das pequenas empresas, a gente faz parcerias para decoração, figurino, maquiagem, pra gente poder contar uma história linda juntos”, explica Giselle.
André Betio, dono de uma marca de vestidos para festas e casamentos, investiu R$ 3 mil no figurino dos 18 integrantes do bloco, mas não vai cobrar. Ele ganha em troca divulgação: “A gente quer vender, ter cliente, conexão, crescer como marca e como negócio”.
Para criar o figurino, ele se baseou no tripé criatividade, sustentabilidade e economia e usou materiais baratos, como paetê, madeira, semente de açaí. André acha que o investimento é baixo para a divulgação: “É uma propaganda barata, pelo retorno de marketing comercial eu teria que investir 10 vezes mais que isso”.
O empresário vai aproveitar a exposição do bloco para divulgar um novo produto: as “cabeças”, adereços que ele quer vender no Carnaval e para usar também em festas no ano todo.
Fábio Martinusso é outro pequeno fornecedor do Carnaval de rua paulistano e quer fazer negócios associando a marca dele ao evento. A casa do Fábio parece uma floresta, lotada de galhos e folhas que compra ou recolhe das ruas mesmo e usa como matéria-prima. Para este Carnaval, ele vai envolver um trio elétrico inteiro usando taboa desidratada, imitando uma grande colmeia. “As pessoas são as abelhas que ficam atrás da colmeia. Esse é o conceito real desde o início, o ponto de partida do estudo que a gente fez”, explica.
O empresário gastou R$ 15 mil na decoração do bloco, mas não vai cobrar nada. “Muita gente pergunta quem fez. A diretora criativa sempre me apresenta, eu converso, rola um network”, conta Fábio.
São seis meses de produção até o desfile nas ruas. Fábio e André acompanham com atenção os ensaios do bloco.
Além das colaborações, os blocos podem contratar até 20 pequenas empresas para cuidar de toda estrutura, como luz, som, trio elétrico e marketing digital.
Por enquanto, o ensaio do Explode Coração é feito em um espaço pequeno, mas no domingo de Carnaval, quando o bloco desfila ao meio dia, na Praça da República, são esperadas cem mil pessoas no Centro de São Paulo.
DOFÁBIO ESTÚDIO DE FLORES
Email: contato@dofabio.com
Rede social: www.instagram.com/_dofabio/
BLOCO EXPLODE CORAÇÃO
Desfile: 23/02/2020 (domingo de carnaval)
Concentração: 12h00 na Praça da República, Centro de São Paulo
Instagram: @blocoexplodecoracao
ARIES
Alameda Franca, 1342 – Jardim Paulista
São Paulo / SP – CEP: 01422-001
Instagram: @ariesemares
Telefone: (11) 99023-7367
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.