Buttigieg vence caucus do Partido Democrata em Iowa após encerramento da apuração

Buttigieg vence caucus do Partido Democrata em Iowa após encerramento da apuração


Pete Buttigieg ficou pouco à frente de Bernie Sanders também no número de votos. Falhas técnicas causaram atraso na apresentação dos resultados da primeira prévia do partido, realizada na segunda-feira. Pete Buttigieg, Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Joe Biden: pré-candidatos do Partido Democrata à Presidência dos EUA
Brendan McDermid/Reuters, Chip Somodevilla/Getty Images North America/AFP e Rick Wilking/Reuters
O Partido Democrata de Iowa anunciou na noite desta quinta-feira (6) que chegou a 100% da apuração do caucus no estado, realizado na segunda. Pete Buttigieg ficou em primeiro lugar, com uma pequena vantagem sobre Bernie Sanders.
Nos últimos 3% computados, o ex-prefeito de South Bend ultrapassou o senador de Vermont também no número de votos populares.
Elizabeth Warren manteve a terceira posição, seguida por Joe Biden e Amy Klobuchar.
Como a confusão nos resultados de Iowa pode impactar as prévias do Partido Democrata
Até o momento, apenas 29 dos 41 delegados do estado já foram atribuídos.
Veja a votação de cada candidato:
Pete Buttigieg – 564.012 (11 delegados)
Bernie Sanders – 562.497 (11 delegados)
Elizabeth Warren – 387.069 (5 delegados)
Joe Biden – 341.172 (2 delegados)
Amy Klobuchar – 264.204
Michael Yang – 22.223
Tom Steyer – 6.739
Revisão
Horas antes da totalização, ainda nesta quinta, o presidente do Partido Democrata dos Estados Unidos, Tom Perez, pediu uma revisão dos resultados, após virem à tona erros nas parciais publicadas.
“Já basta. Para garantir a confiança da população nos resultados, peço ao Partido Democrata de Iowa começar imediatamente uma revisão”, disse Perez.
“O processo será uma revisão das atas de cada local onde houve o caucus para assegurar a precisão”, escreveu o líder democrata no Twitter.
Em nota, a representação do Partido Democrata em Iowa disse que “está pronta” caso haja necessidade de fazer uma revisão dos resultados do caucus. “Nesse caso, vamos auditar os registros em papel fornecidos pelos chefes de seção e assinados pelos representantes das campanhas presidenciais”, disse a sigla.
Initial plugin text
Entenda o atraso no resultado da apuração do caucus democrata nos EUA
Helio Gurovitz: A confusão democrata em Iowa
A eleição não é feita por votos, mas assembleias chamadas de caucus. Elas aconteceram na segunda-feira (3). Por enquanto, a corrida está da seguinte maneira:
Buttigieg, um moderado de 38 anos, é ex-prefeito de South Bend, Indiana, e declaradamente gay.
Sanders é um senador por Vermont e tem mais do que o dobro da idade de Buttigieg. Ele concorre pela segunda vez em quatro anos pela indicação democrata.
Falhas
O processo de caucus de Iowa se viu ofuscado por falhas técnicas que causaram demoras na apresentação dos resultados.
Neste estado rural, no lugar da votação secreta, acontecem reuniões em escolas, igrejas e ginásios, nas quais grupos de eleitores manifestam publicamente sua preferências por este, ou por aquele, político.
Os pré-candidatos já voltam suas energias para o próximo estado a realizar suas primárias: New Hampshire, no dia 11.
Biden, de 77 anos, reconheceu que seu fraco desempenho em Iowa foi um “golpe no fígado”, mas insistiu em que continuará na briga.
No total, 11 pré-candidatos democratas buscam a indicação de seu partido para desafiar a reeleição de Donald Trump em 3 de novembro.
Um virtual desconhecido no país há um ano, Buttigieg surpreendeu os observadores políticos ao superar Sanders, que até então liderava as pesquisas em Iowa. Historicamente, quem ganha Iowa se torna o candidato democrata à Presidência.
Fonte: MUNDO

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.