Confiança do comércio sobe em janeiro e atinge maior nível desde fevereiro de 2019

Para pesquisador, indicador mostra que cenário de recuperação gradual persiste, mais ainda dependente de sinais mais fortes do mercado de trabalho e da confiança dos consumidores. A confiança do comércio aumentou entre dezembro e janeiro, segundo divulgou nesta segunda-feira (27) a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 1,3 ponto e passou de 96,8 para 98,1 pontos, maior nível desde fevereiro de 2019 (99,8 pontos).
Em médias móveis trimestrais, no entanto, o índice variou 0,2 ponto, se mantendo relativamente estável nos últimos meses.
A confiança subiu em 4 dos 6 segmentos do comércio em janeiro, influenciada principalmente pela melhora do Índice de Expectativas (IE-COM), que subiu 3,8 pontos, ao passar de 100,6 para 104,4, maior nível desde março de 2019 (104,7) e oitavo resultado seguido acima dos 100 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 1,1 ponto, saindo de 93,0 para 91,9 pontos.
“2020 inicia com alta da confiança do comércio influenciada pela melhora das expectativas que voltaram a subir depois de um período de espera dos empresários no final do ano passado. Por outro lado, os indicadores de situação atual que vinham apresentando resultados mais positivos no final de 2019, recuaram em janeiro. Essa combinação de resultados mostra que o cenário de recuperação gradual persiste, ainda dependente de sinais mais fortes do mercado de trabalho e da confiança dos consumidores “, avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE.
Confiança do consumidor cai em janeiro, aponta FGV
Famílias compram mais, mas melhora consistente do consumo depende do mercado de trabalho
Fonte: ECONOMIA

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.