Foguetes atingem embaixada dos EUA em Bagdá, diz agência

Ataques anteriores não tinham acertado instalações. Em comunicado, forças de segurança iraquianas falam sobre cinco foguetes na Zona Verde, mas não mencionam embaixada americana. Foguetes atingiram a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, no Iraque, segundo a agência France Presse e a emissora dos Emirados Árabes Al Arabiya. Um número ainda não determinado deles teria acertado a cafeteria e o refeitório e deixado feridos, dizem essas fontes.
Esta seria a primeira vez que projéteis atingiram a embaixada, que já foi alvo de outros ataques nas últimas semanas. Nas ocasiões anteriores, porém, os foguetes sempre caíram perto, sem causar destruição direta nas instalações.
A embaixada fica na Zona Verde de Bagdá, que abriga prédios governamentais e outras representações diplomáticas e costuma ser considerada uma área segura da capital iraquiana.
Segundo a Al Arabiya, forças de segurança do Iraque emitiram um comunicado informando que cinco foguetes atingiram a Zona Verde neste domingo, sem mencionar a embaixada dos EUA.
Em uma declaração veiculada pela televisão estatal, o primeiro-ministro iraquiano Abdul Mahdi, em seus primeiros comentários sobre os ataques contra a Zona Verde, disse que “o contínuo comportamento irresponsável e unilateral prejudica os interesses mais altos do país e suas relações com seus amigos”.
“O governo confirma seu compromisso de proteger todas as missões diplomáticas e tomar todas as medidas necessárias para conseguir isso”, acrescentou.
Manifestações
Na sexta-feira, milhares de manifestantes fizeram uma caminhada em Bagdá para pedir a saída das tropas americanas do Iraque. O protesto, que reúne simpatizantes do clérigo Moqtada Sadr, aconteceu semanas após o ataque americano que matou o general iraniano Qassem Soleimani na capital iraquiana.
A presença dos americanos no país passou a ser mais contestada desde que o incidente, que fez com que o temor de uma guerra entre EUA e Irã viesse à tona. Dias antes do ataque que matou Soleimani, dezenas de milicianos xiitas iraquianos e seus apoiadores tinham invadido o complexo da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá.
Fonte: MUNDO

Aqui você pode expressar sua opinião livremente.